História, cultura e paisagens deslumbrantes

Antiga sede da Ordem dos Templários, Tomar é uma cidade de grande encanto, pela sua riqueza artística e cultural. O expoente máximo está no Convento de Cristo, uma das mais importantes obras do Renascimento em Portugal.

Conquistada ao Mouros em 1147 pelo primeiro Rei Português, D. Afonso Henriques, foi então doada aos Templários em 1159. O Grão-Mestre desta Ordem, Dom Gualdim Pais, iniciou em 1160 a construção do Castelo e Convento que viriam a ser a sede dos Templários em Portugal, e posteriormente da Ordem de Cristo, e é hoje Património da Humanidade, classificado pela UNESCO.

Tomar era um dos bastiões de defesa do País, e uma localização defensiva privilegiada, que se desenvolveu e ganhou importância ao longo dos séculos. 

Visita à cidade de Tomar

O Património de Tomar é riquíssimo, destacando-se monumentos como a Igreja de São João Baptista do século XV; as Igrejas de Nossa Senhora da Conceição (século XVI) e a de Santa Maria dos Olivais, de origens no século XIII, em tempos matriz de todas as igrejas dos domínios portugueses em África, na Ásia e na América; os Conventos de Santa Iria (onde diz a lenda foi martirizada a Santa Iria) e o de São Francisco do século XVII; a Ermida de São Gregório do século XVI; ou o importante Aqueduto dos Pegões construído no século XVI para abastecer o Convento de Cristo.

Muito mais há para ver e conhecer nesta encantadora cidade Templária, como o curioso Museu dos Fósforos, ou o Museu Luso-Hebraico, bem como o fantástico Parque do Mouchão, com jardins lindíssimos cruzados pelo rio Nabão, entre tantas outras atracções.

A tradicional Festa dos Tabuleiros, realizada a cada quatro anos em Julho, durante três dias, é um dos eventos mais conhecidos da cidade, reunindo um grande número de visitantes nacionais e estrangeiros, atraídos pela beleza e simbologia desta festividade. 

Contudo, ao longo de todo o ano existem inúmeras iniciativas culturais, como é o caso da Festa Templária (Julho), da Feira da Cerveja (Agosto), do Festival das Estátuas Vivas (Setembro), do Círio de Nª Senhora da Piedade (Setembro), da Feira de Santa Iria (Outubro) e das diversas mostras de artesanato, festivais de artes de rua, sessões de cinema ao ar livre, entre outros eventos que acontecem ao longo de todo o ano. 

Praias fluviais

A Praia Fluvial de Montes está situada no concelho de Tomar. Encontra-se no limite da Albufeira de Castelo de Bode de onde pode apreciar uma vista extraordinária.

Recentemente distinguida pela associação ambientalista, Quercus, com a classificação de Ouro na listagem das Praias ou Águas Balneares 2017. Tem vindo a ser uma praia bastante procurada devido à sua localização pois situa-se num local sossegado, longe de qualquer atividade humana juntamente com o melhor que a natureza lhe pode dar.

Esta praia fluvial é mais conhecida por Praia Fluvial de Alverangel, mas deveria de ser Praia Fluvial do Casalinho, pois é esta localidade a que fica mais perto desta zona balnear. Fica a cerca 10 min da Barragem de Castelo de Bode. As coordenadas GPS são 39.549751, -8.301758

Das águas frias termais do Rio Nabão nasceu a Praia Fluvial do Agroal, numa piscina fluvial construída para relaxar nas águas frias da nascente do Agroal, que tem uma profundidade entre 0.90m e 2.70m pertencente á freguesia de Formigais, concelho de Ourém. Esta caracteriza-se pela água límpida, mas também um pouco fria.

Situada em plena albufeira da Barragem de Castelo de Bode na margem esquerda do rio Zêzere, a Praia Fluvial da Aldeia do Mato deslumbra pela paisagem verde que domina, oferecendo imensas condições para a prática de desportos náuticos. Pode fazer mergulho, canoagem, remo ou wakeboard. Se pretende algo mais aventureiro pode sempre fazer percursos de BTT, percursos pedestres, slide, orientação, tiro ao arco, rappel e até mesmo escalada.